quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Reflexões sobre a prática do Estágio no CAIC.

Ao vivenciar a proposta do Estágio no Caic, despi-me do olhar de professora com uma experiência prévia, dos conceitos e preconceitos e busquei repensar o dia a dia na escola. Quantas vezes fui tomada por um sentimento de impotência diante dos dilemas vividos (indisciplina, classe heterogênea, dificuldade de aprendizagem, etc.) e o medo de reproduzir velhas práticas que estão arraigadas em nós, pois sabemos que reproduzir velhas práticas é muito mais confortável, cômodo e exige menos esforço, o novo requer flexibilidade e ousadia para inovar, criar, reaprender.
Todas as etapas do Estágio Supervisionado foram importantes e enriquecedoras, mas nenhuma delas se compara com o momento vivido em sala de aula. Encarar toda dialética profissional, os problemas, os dilemas e mesmo já tendo uma experiência como docente senti-me muito feliz em estar atuando em uma sala de aula.
Foi nesse período que pude mobilizar saberes adquiridos ao longo da minha formação acadêmica e atualizar, reorganizar e ressignificar tais saberes, revisitando autores e teóricos que fizeram parte da minha formação acadêmica tais como: Wallon, Freire, Skinner, Vasconcellos, Hoffmann,
O Estágio Supervisionado se constituiu para mim numa importante etapa de formação continuada, pois resultou em saber, mas não só em saber acadêmico, pois esse já está produzido, mas também em saber da experiência vivenciada, sentida, tocada que ao passar por nós nos transforma.
Pimenta (1994) na tentativa de superar a dicotomia entre teoria e prática conclui que o Estágio ao contrário do que se propugnava, não é uma atividade prática, mais teórica, instrumentalizadora da práxis docente, entendida esta como atividade de transformação da realidade. Nesse sentido, o estágio curricular é atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade, esta, sim, objeto da práxis. Ou seja, é no contexto da sala de aula da escola, do sistema de ensino e da sociedade que a práxis se dá.
Busquei juntamente com minha parceira de estágio Lansmille, diferenciar nossas aulas, inovando criativamente e inserindo no currículo questões ligadas a realidade das crianças, valorizando suas histórias, sua cultura, emoções, sua autonomia, trabalhando uma educação mais viva e dinâmica. Sem dúvida, a escola é lugar de aprender. E aprender acontece na ação, na relação e na reflexão.

6 comentários:

  1. Lê,

    Tenho certeza de que aprendemos muito, pois a troca de saberes é que faz o homem evoluí tanto profisionalmente como pessoa. E isso é resultado de que realmente é preciso sairmos da nossa zona de conforto em função do outro, em busca de melhorias para ambos. Fácil não foi, mas posso dizer que vencemos com muita garra, reflexão e compromisso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindona,

    Que maturidade na sua fala. Estágio para quem já exerce o magistério é formação continuada mesmo. Vc soube aproveitar cada momento do processo e construir diferentes aprendizagens.
    Os dilemas como vc coloca são importantissímos na profissão docente, pois são eles que nos fazem mobilizar saberes e refletir sobre a nossa prática.

    Todo sucesso do mundo para você.
    Ah! Peguei sua postagem e coloquei no meu blog.

    Abraços sinceros,

    Socorro Cabral

    ResponderExcluir
  3. Lê querida você é uma guerreira, luta sempre pelos seus ideais. Parabéns pelo seu comprometimento em educar, aprendo muito com vc. Beijossssss

    ResponderExcluir
  4. Lê fazer esse estágio com vc foi uma das maiores alegrias que tive nesse curso...foi um momentto de tanto conhecimento, com tantas conversas e principalmente muitas risadas...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!Tu sabe q eu amo conversar c vc e rir muitoooooo c vc né?!!!srsrsrsrrsrsrsrsrs
    Te amooooooooooooo amigaaa!!!
    bjooo grande!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pelo artigo. Tem sido bastante difícil encontrar informações relevantes quando pesquisamos, mas o seu artigo, na verdade o blog, me ajudaram bastante.

    Carla Santos
    Meu último artigo é sobre sucos para baixar pressão alta.

    ResponderExcluir
  6. Olá, sempre venho até este site para ler mais sobre os diversos assuntos nele abordados. Nem sempre deixo comentários porque prefiro apenas ler e usar no meu dia a dia o que aprendo. Dessa vez, porém, quis escrever porque hoje é meu aniversário e também porque comecei algo bem legal para contribuir com a comunidade de blogueiros. Escrevi um artigo para falar mais disso e nele falo as frases de deus para whatsapp

    ResponderExcluir